Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Coleta de resíduos: Vitória amplia os serviços de limpeza pública em toda cidade

Vitória terá novo e moderno sistema de coleta de resíduos

Apontada como uma das capitais mais limpas e organizadas do país, Vitória detém um olhar especial para as políticas públicas que refletem na melhoria da qualidade de vida e bem-estar de seus moradores.

Desde 2021, a atual gestão do município tem proposto ações e investimentos contínuos no aprimoramento de serviços que buscam beneficiar e melhorar diretamente o cotidiano de cada uma das famílias moradoras da cidade, além dos turistas que a visitam.

A ampliação da Coleta de Resíduos é um deles. Além de serem essenciais e promoverem a prática da sustentabilidade, os trabalhos de coleta e limpeza pública realizados pela Central de Serviços da Prefeitura de Vitória estão agregados a potencialidades como a geração de emprego e renda para milhares de famílias e profissionais.

Coleta Seletiva

Somente no primeiro trimestre deste ano, Vitória recolheu mais de 825 toneladas de resíduos recicláveis, entre os meses de janeiro e março, oriundos da Coleta Seletiva. Os números superam o mesmo período de 2023, quando foram recolhidas 712 toneladas. O aumento é um indicativo direto dessa ampliação.

“Ao ser colocada em prática, a separação adequada dos resíduos pelos moradores de Vitória permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais descartados sejam devidamente direcionados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, gerando emprego, renda e fortalecendo o cenário socioeconômico”, explica Leonardo “Formigão” Amorim, secretário da Central de Serviços de Vitória.

Resíduo domiciliar

A coleta domiciliar, que acontece em cada um dos mais de 80 bairros de Vitória, também tem sido intensificada. A expansão dos serviços reflete no aumento dos índices de resíduos recolhidos.

De janeiro a março de 2024, a Central de Serviços já registrou mais de 30 mil toneladas de resíduos domiciliares, ultrapassando a quantidade coletada no mesmo período do ano passado (2023), quando foram registradas 28 mil toneladas.

Os números totais de 2023 também foram maiores que do ano anterior: 112 mil toneladas recolhidas entre janeiro e dezembro do ano passado, contra 108 mil toneladas em 2022.

Entulhos e caixas estacionárias

A quantidade de entulho e de materiais recolhidos nas caixas estacionárias, que são aqueles contentores de lixo maiores, com rodinhas, localizados em pontos estratégicos dos bairros e comunidades, também tem aumentado.

Com a ampliação contínua dos serviços por parte da prefeitura, a Central de Serviços de Vitória recolheu, de janeiro a março de 2024, quase duas mil toneladas a mais que o mesmo período de 2023. Foram cerca de 12 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano, contra cerca de 10 mil toneladas no ano passado.

Incentivo ao descarte correto

Para estimular e destinação correta por parte dos moradores aos resíduos recicláveis, Vitória conta ainda com 43 (quarenta e três) Postos de Entrega Voluntária (PEV), instalados em diversas vias e espaços públicos da cidade. Os locais exatos onde estão cada um deles podem ser consultados diretamente pelo site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Mais informações sobre os serviços de limpeza pública e de cuidado com a cidade também podem ser obtidas através do número 156 do Fala Vitória.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.