Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Crianças se aventuram em ambiente temático de unidade de ensino da capital

Imagine um mundo mágico, onde os segredos do oceano são revelados a cada passo, onde as tartarugas nadam em um quebra-cabeça e os tubarões aparecem no cantinho de fotos. Bem-vindo ao "Fazendo Descobertas no Fundo do Mar", o ambiente temático que está fazendo a alegria de 80 crianças dos grupos 1, 2, 3 e 4 no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei) Carlita Corrêa Pereira.

Imagine um mundo mágico, onde os segredos do oceano são revelados a cada passo, onde as tartarugas nadam em um quebra-cabeça e os tubarões aparecem no cantinho de fotos. Bem-vindo ao “Fazendo Descobertas no Fundo do Mar”, o ambiente temático que está fazendo a alegria de 80 crianças dos grupos 1, 2, 3 e 4 no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei) Carlita Corrêa Pereira.

Neste mundo subaquático incrível, as professoras Claudia Regina, Ediany Westphal, Jaqueline Neves, Leda Cipriano, Maria Dolores e Silvana Souza transformaram a sala de aula em um verdadeiro oceano de aprendizado, em que as crianças são as exploradoras destemidas desse universo encantado.

A experiência é repleta de atividades fascinantes, como apresentações teatrais da “História do Fundo do Mar”, pesca ecológica de lixo marinho, montagem de quebra-cabeças de tartarugas, cantinho de contação de histórias, um espaço para fotos com cenários submarinos e de tubarões, músicas relacionadas ao tema, atividades de sombra com lanternas mágicas, um painel interativo com animais marinhos e vídeos projetados relacionados à temática.

Além disso, os horários são organizados de acordo com a rotina de cada turma e estão disponíveis durante todo o dia para visitações, permitindo que as crianças explorem e aprendam de maneira autônoma. Assim, as crianças têm demonstrado grande entusiasmo e envolvimento com as atividades propostas, mostrando curiosidade e participação ativa em todas as ações.

E não podemos esquecer das aventuras emocionantes! Os pequenos tiveram a chance de explorar a Praia de Camburi, onde conheceram o habitat das tartarugas marinhas perto do Píer de Iemanjá. Uma trilha ecológica e até mesmo uma pesca ecológica fizeram parte da jornada. Eles também puderam criar almofadas temáticas, como as de peixes e baleias, para se aconchegar durante suas aventuras.

Dentro da sala de aula, as crianças também tiveram a oportunidade de construir um jogo da tartaruga e explorar uma mala surpresa repleta de objetos do fundo do mar, em uma atividade realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). E, claro, não poderia faltar a descoberta sensorial dos animais marinhos.

Diversão e aprendizado

Mas a diversão não para por aí! Há um cantinho mágico onde as histórias ganham vida com fantoches, palitoches e dedoches. As crianças também podem soltar a imaginação e pintar com tinta guache em cartolinas e pratinhos de papelão, ou até mesmo em caixas de maçã recicladas, experimentando a arte com um toque de magia marinha!

Assim, o ambiente temático “Fazendo Descobertas no Fundo do Mar” não apenas amplia o conhecimento das crianças, mas também as aproxima da realidade do ambiente marinho, destacando sua diversidade e beleza e enfatizando a importância da preservação desse ecossistema vital. Vale ressaltar que os ambientes temáticos são uma parte integrante da proposta pedagógica dos Cmei TI de Vitória, que visa enriquecer a vivência das crianças, proporcionando experiências educacionais significativas.

“Um espaço diferenciado, rico de conhecimento, que nos engrandece, não só como profissionais, mas também como seres humanos responsáveis em cuidar do meio ambiente, valorizando-o e preservando-o. Importante destacar que este trabalho vem sendo desenvolvido desde o início do projeto e esta semana estaremos vivenciando mais uma ação para além da sala de aula”, destaca a diretora da unidade de ensino, Maria Luiza Raphael Del Rio Martins.

Educação inspiradora

Nessa vivência pela vida marinha, o oceano é o limite e as crianças estão navegando nessa aventura com sorrisos no rosto e olhos cheios de encantamento. Trata-se de um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma jornada emocionante e repleta de descobertas para os pequenos exploradores.

A pedagoga envolvida no projeto, Bruna de Gomes Amorim, destaca a importância de proporcionar às crianças a oportunidade de serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento e aprendizado. “Esse ambiente temático é mais do que uma atividade educacional; é um momento positivo de interação e participação que enriquece não apenas os profissionais envolvidos, mas todos os que têm a sorte de testemunhar esse projeto único em ação”, destacou.

O ambiente temático do Cmei TI Carlita Correa Pereira é uma prova viva de como a educação infantil pode ser divertida, envolvente e ao mesmo tempo instrutiva, oferecendo às crianças a oportunidade de explorar, aprender e crescer em um ambiente que estimula a curiosidade e a imaginação.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.