Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Dia da árvore: serra planeja município mais arborizado

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, data escolhida por estar próxima ao início da primavera e que tem como objetivo conscientizar a sociedade a respeito da importância desse recurso natural para o meio ambiente e também para os seres humanos.

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, data escolhida por estar próxima ao início da primavera e que tem como objetivo conscientizar a sociedade a respeito da importância desse recurso natural para o meio ambiente e também para os seres humanos.

A Prefeitura da Serra reconhece esta importância e no momento está em fase de elaboração do Plano Municipal de Arborização, que vai realizar todo o processo de levantamento e inventário arbóreo, refinando e precisando as informações, não apenas do quantitativo, mas também sobre as espécies e a saúde das árvores.

No Plano Municipal de Arborização estão sendo realizados, ainda, estudos para viabilizar o plantio adequado de árvores, levando em consideração a espécie ideal para cada área e as vias de uso livre da Serra, de forma a propiciar um plantio ordenado e consciente.

“A estimativa é que hoje existam 26 mil árvores na área urbana da Serra. Sabemos da importância de ter um Município mais arborizado, o que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar da população, além de deixar a cidade mais bonita e humanizada”, comenta o Secretário de Meio Ambiente Claudio Denicoli.

Ele explica ainda que é necessário que estas árvores sejam escolhidas de forma a melhor se adequarem à região, sem causarem danos à rede elétrica, às calçadas e às residências, e sem impedir a acessibilidade da população, como prevê o Plano Municipal de Arborização.

Ipê-Amarelo: símbolo da nação

A Serra possui árvores de vários tipos, dentre eles, o Ipê-Amarelo, escolhido junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.

O motivo para a escolha é que quando floresce, suas flores caem no chão formando uma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida no dia 7 de setembro, data da independência do Brasil.

A flor do Ipê-Amarelo é considerada símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961. A escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores.

Ipês na Serra

Segundo relato de munícipes e funcionários da prefeitura o ipê (de todas as cores) foi a árvore mais plantada no município de 2010 até hoje. E os bairros que mais possuem exemplares arbóreos de ipê são Serra Sede e Colina de Laranjeiras.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.