Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Educação: projeto “Capixabando” encanta crianças e valoriza cultura capixaba na capital

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, o projeto institucional "Capixabando" tem o objetivo trabalhar com as crianças a cultura do povo capixaba por meio da literatura, da arte e dos costumes, valorizando também seus pontos turísticos e sua história.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, o projeto institucional “Capixabando” tem o objetivo trabalhar com as crianças a cultura do povo capixaba por meio da literatura, da arte e dos costumes, valorizando também seus pontos turísticos e sua história.

Nesse sentido, estão sendo trabalhados livros e músicas de autores capixabas que enriquecem o projeto, despertando a consciência e sensibilidade dos pequenos. Em uma dessas ações, o Cmei convidou o autor e cantor capixaba Jura Fernandes, que fez uma bela apresentação e encantou os pequenos com suas música e ritmos.

Nessa atividade, as crianças conheceram a música “Congo na escola”, e participaram ativamente tocando instrumentos como tambor e casaca. Além disso, os pequenos confeccionaram um barco e o puxaram até o palco.

“Cabe ressaltar que pensamos a cultura como patrimônio de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar, que vai sendo recriado e em muitos aspectos vai sendo resgatada, construída e reformulada, envolvendo os aspectos físicos e simbólicos. Possibilidades não faltam para ampliação, resgate e valorização da cultura capixaba”, explicou a pedagoga Iria Santos.

Além disso, Iria reforça que as professoras Mara e Kelly tem alcançado o objetivo de proporcionar aos pequenos uma relação lúdica e prazerosa com a cultura capixaba, conscientes do protagonismo das crianças, que aprendem brincando em um mundo de imaginação sonhos e fantasias.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.