Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Festa da Penha: governo reforça linhas do Transcol e Aquaviário para atender fiéis

O Governo do Estado está ampliando os horários de funcionamento do Sistema Transcol em coletivos e embarcações durante a Festa da Penha, contribuindo assim para a mobilidade dos fiéis. Os devotos que planejam participar da Festa da Penha também vão contar com o Aquaviário para facilitar seus deslocamentos antes e depois das atividades religiosas. Uma série de viagens extras está programada para levar a população até a Prainha, em Vila Velha, local onde se realiza a celebração à Padroeira do Espírito Santo.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destaca que o objetivo é tornar mais acessível o deslocamento da população nesses dias. Ele observa que o acesso à região da Prainha é restrito durante o evento, limitado apenas a residentes e veículos de serviço, devido ao grande número de atividades e pessoas presentes.

“No ano passado, a organização registrou mais de 200 mil pessoas somente na festa de encerramento. Estamos oferecendo mais uma opção de transporte para a população, que poderá contar não só com os ônibus do Transcol, que também receberão reforço de linhas, mas também com o Mão na Roda e o Aquaviário. O trajeto entre a estação em Vitória e a da Prainha é feito em aproximadamente 10 minutos pela embarcação, permitindo que as pessoas cheguem à Festa da Penha com conforto, evitando congestionamentos”, pontua Damasceno.

O secretário lembra ainda que essa é a primeira vez que o Aquaviário vai operar após às 20h, buscando justamente atender à demanda dos fiéis no período da Festa da Penha. Os usuários que decidirem utilizar o Aquaviário para acompanhar as festividades podem pegar o Transcol e acessar as estações de Porto de Santana ou Praça do Papa para pegar a embarcação com destino à Prainha. Em Vitória, também há a opção de estacionar na região do entorno da estação.

A tarifa para viagem é de R$ 4,70 e o pagamento é feito pelo Cartão GV ou pelo QR-Code. O Aquaviário está integrado ao Sistema Transcol e não há cobrança adicional caso o passageiro faça conexão entre coletivo e embarcação dentro do período estabelecido. Nas estações, há máquinas de autoatendimento que permitem a aquisição e recarga do Cartão GV. Além disso, os usuários podem pagar a passagem diretamente pelo celular, utilizando o aplicativo KIM, que gera um código para ser apresentado no validador.

 

Reforço de viagens para a Festa da Penha 2024

Mão na Roda

Durante as celebrações da Festa da Penha 2024, o Mão na Roda estará presente para garantir a acessibilidade de cadeirantes e indivíduos com mobilidade reduzida. O serviço, com ônibus adaptado, será disponibilizado gratuitamente entre a Praça Duque de Caxias, localizada no Centro de Vila Velha, e o Parque da Prainha, de sábado (6) a segunda-feira (8), com horários entre 6h às 16h.

Transcol

Durante os dias de maior movimento de fiéis na Festa, o sistema Transcol está reforçando a programação de 14 linhas para garantir o transporte eficiente dos participantes. No sábado (06) e domingo (07), os devotos poderão contar com serviços especiais para facilitar sua participação nos eventos.

No sábado (06), durante a Romaria dos Homens, serão disponibilizadas quatro linhas especiais que partirão entre 16h40 e 18h40 para levar os fiéis até a Catedral de Vitória. Para garantir o retorno dos participantes da Romaria dos Homens, outras quatro linhas especiais estarão em operação entre 23h15 e 03h da madrugada, levando os fiéis de volta a diferentes locais de
Vitória e Cariacica.

Além disso, várias outras linhas receberão um reforço de veículos para atender à demanda.

Já no domingo (08), durante a Romaria das Mulheres, quatro linhas do sistema terão frota extra em operação entre 18h10 e 21h, facilitando o deslocamento das fiéis que participam do evento.

 

Linhas com frota reforçada:

514 – T. Ibes/ T. Vila Velha Via 3ª Ponte/ Beira Mar

525 – T. Vila Velha/ T. Itacibá Via Lindenberg/ T. Ibes/ T. Jardim América

634 – T. Vila Velha/ Terra Vermelha Via C. Itaparica – Noturno

664 – T. São Torquato/ P. da Costa Via T. Vila Velha/ Boa Vista – Noturno

665 – T. Vila Velha/ T. São Torquato Via Santos Dumont/ S. Mônica/ Itaparica – Noturno

667 – T. Vila Velha/ T. São Torquato Via Cobilândia/ Vale Encantado/ Araçás/ Ibes – Noturno

774 – T. São Torquato/ Nova Rosa da Penha Via Bubu – Noturno

775 – T. São Torquato/ Jardim Botânico Via Castelo Branco – Noturno

776 – T. São Torquato/ Flexal II Via Porto Velho – Noturno

777 – T. São Torquato/ Novo Brasil Via M. de Noronha – Noturno

552 – T. Campo Grande/ T. Itaparica Via Leste-Oeste

656 – T. Itaparica/ T. Vila Velha

606 – T. Vila Velha/ T. Ibes Via C. Itaparica/ Santa Inês

612 – T. Itaparica/ Parque R. Terra Vermelha Via Ulisses Guimarães

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.