Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Guarda de Vila Velha completa 12 anos com início de nova turma de agentes

Setenta alunos do curso de formação da nova turma da Guarda de Vila Velha foram apresentados na manhã dessa segunda-feira (7). Eles integram o concurso para ampliar o efetivo da corporação, que atualmente conta com 283 profissionais. 

 

Setenta alunos do curso de formação da nova turma da Guarda de Vila Velha foram apresentados na manhã dessa segunda-feira (7). Eles integram o concurso para ampliar o efetivo da corporação, que atualmente conta com 283 profissionais.

A apresentação da turma faz parte da comemoração dos 12 anos da lei que criou a Guarda Municipal de Vila Velha. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Itaparica, e contou com as presenças do prefeito Arnaldinho Borgo, do secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes e da comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques. Prestigiaram ainda os representantes das polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, do Exército e das Guardas Municipais da Grande Vitória, de Colatina, de Itapemirim e de Marataízes. O evento também contou com a presença do deputado federal Victor Linhalis, dos vereadores de Vila Velha e de outras autoridades.

O prefeito deu boas-vindas aos novos alunos e falou sobre a importante missão de fazer parte da “melhor Guarda Municipal” do Brasil: “Do início da gestão até agora, com ajuda de emendas, entregamos viaturas, armas letais e não letais, munições e drones. Agora, estamos na fase final do concurso, onde 70 alunos começam hoje com o curso de formação e em breve estarão nas ruas para somar. Mas quero ressaltar: a nossa Guarda não é lugar para preguiçoso, tem que ter vontade de servir e ser guardião da nossa cidade. Aqui a energia é lá no alto e vocês verão isso no curso de formação. Espero que vocês todos concluam a formação”, comentou o prefeito.

Landa Marques, comandante da Guarda Municipal elencou a valorização da corporação e dos agentes nos últimos dois anos: “São 12 anos que a lei foi implementada no município e 10 anos que realmente a GMVV está na ativa. Hoje passa um filme na minha cabeça. Quando entramos, os moradores não sabiam o que fazíamos. Tanto que, no primeiro ano, prendemos muitas pessoas por desacato. Hoje vejo o quanto a instituição cresceu e como nos tornamos operacionais. Temos grupamentos como ROMU, ROCAM, equipe de quadriciclo e de bicicleta. Sem falar nas Inspetorias da Mulher, Escolar, Ambiental, de Ensino e Formação, de Trânsito e outras. A GMVV não para e estaremos onde o município precisar”, afirma.

O major Rogério Gomes, secretário de Defesa Social e Trânsito, ressalta os projetos realizados pela GMVV: “A Guarda de Vila Velha está fazendo a diferença no município. O projeto Anjos da Guarda, da Inspetoria Escolar, é um exemplo. É notório o quanto as crianças mudam o comportamento após realizarem as aulas com os guardas”, frisou o secretário.

E por falar em “Anjos da Guarda”, cerca de 30 alunos, da UMEF Aly da Silva, em Barramares, também compareceram à cerimônia. Eles foram os primeiros alunos a participarem do projeto.

Durante a cerimônia, algumas pessoas receberam o destaque da Guarda Municipal, como: Destaque Azul, Herói Azul e Amigo da Guarda.

Amigos da Guarda

Os promotores de Justiça, Kennia Smarçaro, Moema Giubert e Aloir Dias Lacerda, e o delegado da Polícia Civil, Guilherme Eugênio Rodrigues, receberam a homenagem de “Amigos da Guarda”. Essa homenagem foi criada como meio de prestar elogios, condecorações e agradecimentos pelos serviços prestados.

Herói Azul

O GM Lucas Silva, da ROMU, recebeu a homenagem pelo seu ato heroico. Em maio deste ano, no bairro Primeiro de Maio, o guarda socorreu uma criança que estava engasgada com um pedaço de biscoito e um comprimido para febre. Durante a abordagem no local, o guarda percebeu que a bebê, de 8 meses, estaria engasgada.  Sem respirar, a criança já estava ficando roxa e o GM realizou a manobra de Heimlich. Com a manobra, a bebê voltou a respirar.

Destaque Azul

Os GM’s Cabral e Marcioglei receberam a homenagem de Destaque Azul, referente aos serviços prestados no 2º semestre de 2022 e no 1º semestre de 2023.  Esse título é destinado a condecorar os integrantes da Guarda que se destacaram como o melhor Guarda Municipal no Semestre, através da dedicação, abdicação, cumprimento do dever, observância dos princípios, capacidade profissional e prestação de bons serviços à corporação na atividade fim.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.