Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Ícone da cultura de Cariacica ganha dia de homenagem no calendário municipal

Um dos principais ícones da cultura de Cariacica, o personagem folclórico João Bananeira, acaba de ganhar um dia de homenagem no calendário oficial da cidade. A data será celebrada anualmente, no primeiro dia útil, após as comemorações da Festa da Penha e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, em junho.

 

Um dos principais ícones da cultura de Cariacica, o personagem folclórico João Bananeira, acaba de ganhar um dia de homenagem no calendário oficial da cidade. A data será celebrada anualmente, no primeiro dia útil, após as comemorações da Festa da Penha e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, em junho.

A lei que institui o Dia do João Bananeira foi publicado nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial. O objetivo da data é celebrar o reconhecimento da história da figura do mascarado João Bananeira, que constitui valor histórico, simbólico e representativo para a cultura popular de Cariacica.

“O João Bananeira é um ícone folclórico muito relevante em nossa cidade. Representa história, cultura e conhecimento para todos nós. Um dia específico para o personagem é fundamental para evidenciar ainda mais o patrimônio de nossa cidade”, disse o secretário de Cultura e Turismo Paulo Roberto de Oliveira.

João Bananeira

Incorporado originalmente ao Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, a figura do João Bananeira equilibra fantasia e realidade da identidade folclórica da congada. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo coberto com folhas de bananeira, o personagem se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de congo.

Conforme os relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros e escravos colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.