Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais de 2 mil pacientes no ES estão aguardando transplantes de órgãos

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 2.000 mil pacientes estão no aguardo de um transplante de órgãos no Espírito Santo, como: rim, fígado, coração, pâncreas, ossos, córnea e pulmão, que podem ser legalmente doados. O transplante só pode prosseguir se o paciente atender a critérios do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde. 

Logo após o apresentador Fausto Silva, que havia sido diagnosticado com um quadro de insuficiência cardíaca grave, conseguir o transplante de coração, a dúvida de como funciona a supervisão da lista de doadores e pacientes surgiu. 

O SNT atende em campo nacional e também estadual com parcerias de outros órgãos de controle federal. No estado, três aguardam por um coração, 13 por um fígado, 1.052 por um rim e 970 por córneas, de acordo com registros da Sesa até a última segunda-feira (28).  No Brasil, a organização da fila de espera do transplante é única, que facilita o monitoramento de pacientes da rede pública ou privada.

Caso não haja compatibilidade no órgão que foi ofertado para o paciente que está na fila de espera, o mesmo é direcionado para pacientes de outros estados que possam ser salvos caso seja feito o transplante. Por esse motivo, em algumas ocasiões, uma pessoa em outra posição pode receber antes daquela que está em primeiro. 

Os hospitais que realizam o transplante no Espírito Santo são o Hospital Meridional, que realiza transplante de rim, coração e fígado. O Hospital Evangélico realiza transplante de rim, coração, fígado e córneas. O Hospital Santa Rita com transplantes de medula. O Hospital das Clínicas com transplantes de córneas. A Santa Casa de Vitória realiza transplante de córneas. Além dos Centros privados de transplante de córneas, como: CECOES, IOES, IOSL, HMP. 

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.