Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais de 600 mulheres receberam implantação de DIU em Vitória

Entre os métodos contraceptivos atualmente disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres que moram em Vitória, é ofertado o Dispositivo Intrauterino TCu 380A, popularmente conhecido como DIU de Cobre, que possui uma grande eficácia e é um excelente método de anticoncepção reversível.

Em 2021, 119 mulheres implantaram o dispositivo no município, em 2022, 271 e, de janeiro a maio deste ano, 227. A oferta desse método faz parte da rotina dos serviços de saúde municipais, por meio da abordagem no planejamento familiar, que pode ser tanto individualmente como em grupo (coletivo).

Esse momento é de grande importância, pois é quando a paciente recebe as informações e orientações necessárias sobre todos os métodos disponíveis e também quando podem sanar as suas dúvidas sobre o assunto.

Após o primeiro momento, que ocorre nas unidades de saúde, a paciente deverá passar por uma consulta de avaliação médica, podendo ser necessário, também, a realização de exame ginecológico, exames complementares laboratoriais e/ou de imagem, em conformidade com o “Documento de Diretrizes do Planejamento Familiar do Município de Vitória”.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, ressalta que a oferta do serviço visa ao bem-estar e à qualidade da saúde da mulher. “A implantação do DIU é um método altamente eficaz e seguro para a maioria das mulheres, sendo, ainda, um método alternativo à esterilização cirúrgica definitiva”, disse.

Procedimento

O procedimento de inserção do DIU é realizado nas unidades de saúde ou no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME), mediante encaminhamento pela unidade de saúde em conformidade com os fluxos e o “Documento de Diretrizes do Município”.

É um procedimento ambulatorial simples e rápido, podendo ser realizado no próprio consultório, e a mulher não precisa ficar em repouso, podendo retornar às suas atividades no mesmo dia.

O método anticoncepção do DIU é uma ótima opção para as mulheres, principalmente para as que desejam contracepção reversível, de alta eficácia, longa duração (até 10 anos) e livre de hormônios.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.