Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Novembro Azul: Vitória amplia em 100% a oferta de exames de PSA

Uma manhã de conscientização sobre o câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem. Assim foi a abertura oficial do Novembro Azul, que ocorreu nesta quarta-feira (08), no auditório da PMV.

Uma manhã de conscientização sobre o câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem. Assim foi a abertura oficial do Novembro Azul, que ocorreu nesta quarta-feira (08), no auditório da PMV.

O evento, promovido pela Secretaria de Saúde (Semus), contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; secretários, vereadores, lideranças, guardas civis municipais, equipe da Central de Serviços, entre outros.

Após a abertura oficial, foram realizadas palestras com o psicólogo Juliano Coimbra, que abordou a importância do cuidado na saúde do homem, com o tema “Entre eles – homens no divã!”; a médica Henriqueta Sacramento abordou a promoção da saúde e o médico urologista Alexander Casini falou sobre o câncer de próstata.

O prefeito Lorenzo Pazolini ressaltou a necessidade de conscientização dos homens em relação ao câncer de próstata. “O Outubro Rosa ficou marcado como um mês de cuidado e conscientização das mulheres. Houve uma difusão da informação. Agora, o nosso desafio é maior ainda. Convencer os homens de que é necessário falar sobre o câncer de próstata. Quem está dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde precisa fazer o exame. Esse é o nosso papel: vencer o preconceito, vencer a dificuldade e fazer com que os homens se conscientizem assim como as mulheres. O nosso apelo, o nosso pedido é de conscientização para que os homens busquem atendimento na Unidade de Saúde, façam os seus exames, cuidem da sua saúde. Somos referência nacional em saúde e contamos com uma rede de serviços preparada atender o público masculino”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

“Hoje é um dia para servir de alerta para toda a população masculina. É preciso se cuidar, frequentar a Unidade de Saúde, fazer o autocuidado. Durante esse mês iremos ofertar 2 mil exames de PSA, utilizado para detectar o câncer de próstata, antes mesmo que o homem apresente sintomas. Uma ampliação de 100%. Essa é uma preocupação que a gente tem e estamos oportunizando aos munícipes cuidar da sua saúde. Uma outra novidade é que zeramos a fila para consulta com urologista e proctologista. Isso foi possível graças ao convênio que assinamos em agosto deste ano, que ofertamos 1.674 consultas/ano. Esse é o nosso compromisso: fazer saúde pública de qualidade, garantindo acesso e qualidade no atendimento. A nossa prioridade é cuidar das pessoas”, frisou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

O secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi, fez um relato familiar sobre o câncer de próstata. “O meu pai teve câncer de próstata. Em 2000 ele recebeu o diagnóstico e foi um choque para toda a família. Mas, o meu pai faleceu 15 anos após a descoberta da doença. Ele fez tratamento, cirurgia e faleceu de uma coisa que não tinha nada a ver com o câncer. E sabe porque? Porque ele visitava regularmente a Unidade de Saúde. Fez o toque e foi nesse exame que o médico detectou a alteração. A sobrevida dele se deu por uma ação que a Semus oferece: que é o acesso à prevenção. A prevenção salva vidas!”, disse.

Programação

Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) oferta, nas 29 Unidades de Saúde, atendimento especializado à saúde da população masculina.

Durante esse mês essas ações serão intensificadas. No próximo sábado (11), das 8h às 17h, será realizado o mutirão de consultas e exames especializados em cardiologia, urologia e atendimento odontológico, no Centro de Especialidades. Serão oferecidos cerca de 500 atendimentos. A Semus já entrou em contato com os munícipes, conforme a prioridade clínica da Central de Regulação.

No dia 18 (sábado), das 8h às 15h, será o Dia D do Novembro Azul, com ações de promoção à saúde em 12 unidades de saúde (Maruípe, Itararé, Santo Antônio, Grande Vitória, Centro, Ilha das Caieiras, Conquista, Praia do Suá, Forte São João, Maria Ortiz, Jardim Camburi e Jardim da Penha).

Novembro Azul

O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e atualmente a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.