Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Outubro Rosa: caminhada na Praia de Camburi marca o domingo em Vitória

Um mar cor de rosa passou pela orla da Praia de Jardim Camburi, na manhã deste domingo (29). Famílias, amigos, pacientes e ex-pacientes caminharam em conscientização à prevenção ao câncer de mama e detecção precoce.

Um mar cor de rosa passou pela orla da Praia de Jardim Camburi, na manhã deste domingo (29). Famílias, amigos, pacientes e ex-pacientes caminharam em conscientização à prevenção ao câncer de mama e detecção precoce.

Com o grito de guerra “Vai dar tudo certo”, 2.500 pessoas caminharam  do Píer de Iemanjá até a Avenida Adalberto Simão Nader. Ao final da caminhada, 700 encaminhamentos para mamografia foram ofertados pela Prefeitura de Vitória.

Animado, o aquecimento antes da caminhada incluiu alongamento e dança aeróbica e, ao final, um momento com aula de zumba.

A Caminhada foi realizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc)-Hospital Santa Rita e contou com a parceria da Prefeitura de Vitória e Sicoob.

Participaram o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a presidente da Afecc, Marilucia Dalla; a Secretária Municipal de Saúde (Semus), Magda Lamborghini; e o secretário Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Luciano Forrechi.

Vestido com a camisa, Pazolini falou da importância do momento em que todos se reuniram para fazer o percurso. “Outubro é um mês importante de conscientização, e esse domingo é muito especial. Hoje nós estamos anunciando 700 encaminhamentos para mamografia imediato com intuito de trazer preservação da vida, da saúde. Mas o principal é a conscientização, é cuidar das mulheres principalmente. Com a ajuda de todos, teremos, de fato, uma cidade cada vez melhor e com mais saúde”, disse.

Em concordância, a Secretária de Saúde falou da importância da campanha. “Esses períodos de conscientização são muito importantes, mas este ano, na primeira caminhada com a gestão, estamos com esse presente que são os encaminhamentos, e fico muito feliz de fazer parte deste momento. O exame é muito importante porque a detecção precoce salva vidas”.

Magda destacou ainda que além dos 700 encaminhamentos ofertados neste domingo, durante o mês de outubro a Semus ofertou dois mil exames para mulheres da capital. “O objetivo da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é realmente cuidar, é ofertar acesso à população, acesso facilitado, por isso estamos está aqui hoje, para facilitar que a população, principalmente as mulheres, possam se cuidar, preventivamente identificar a doença e ter tempo de se cuidar”, completou.

Há 34 anos como voluntária da Afecc e há 5 como presidente, Marilucia fala do valor da caminhada. “Nosso trabalho é cuidar, auxiliar e acolher as mulheres. Nosso espaço é feito para ajudar na qualidade de vida e também mostrar uma nova visão. Nosso objetivo é levar informação, quanto mais cedo diagnosticado, melhor o resultado do tratamento. A detecção precoce salva vidas, então ter o prefeito de Vitória apoiando a gente, estando aqui na caminhada é muito especial, isso traz motivação e o evento de hoje está lindo”.

Paciente em tratamento, Alzira Teixeira, de 68 anos, também participou. A aposentada realizou o autoexame, procurou um médico e descobriu a doença. Após a cirurgia de mastectomia, Alzira segue na Afecc e fez questão de participar da caminhada de conscientização. “Eu fiz o toque por acaso, não tinha o costume de fazer, então hoje se posso deixar um recado, é pedir que as mulheres se toquem, não esperem nenhum sinal para começar. Visto a camisa, venho aqui por mim e por todas as outras mulheres”.

Já Rosa Maria Sarcinelli, de 70 anos, descobriu por meio do exame de rotina, e também foi à caminhada. “Cheguei aqui e soube que as mulheres vão ganhar um encaminhamento para a mamografia. Eu fico muito feliz em saber dessa iniciativa, porque muitas pessoas acabam não tendo condições ou se alertando para isso”.

Livre do câncer, Ana Rosa Soares, também de 70 anos, não deixou de acompanhar as amigas. “É uma honra estar aqui. Eu não poderia deixar isso passar. Hoje estou livre mas quero apoiar quem está em tratamento e também aqueles que não tem a doença mas são conscientes”.

Encaminhamento

Na ocasião, a Prefeitura de Vitória disponibilizou 700 encaminhamentos para realizar o exame de mamografia. A expedição foi disponibilizada de acordo com o seguimento dos critérios do Ministério da Saúde, que prioriza mulheres de 59 a 69 anos. A Prefeitura de Vitória ampliou os encaminhamentos para pessoas com 25 anos ou mais.

Mais ações em outubro

Durante o mês de outubro, em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de saúde ofertou um número maior de mamografias, foram 1.400 encaminhamentos, além dos 700 na caminhada deste domingo, totalizando 2.100 encaminhamentos.

As 29 unidades de saúde de Vitória estiveram de portas abertas e realizaram ainda 1.206 exames preventivos, 754 exames de câncer de boca, mais de 1.050 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e aplicadas 1.200 doses de vacina.

O município seguiu as diretrizes do Ministério da Saúde e priorizou a realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos e também realizou o exame em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos, que apresentaram um ou mais dos fatores de risco indicados pelo INCA, e em qualquer outra faixa etária no caso de haver qualquer achado suspeito.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.