Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Plano de Mobilidade Urbana: evento debaterá tema com a sociedade civil em Vitória

A população da capital tem voz e vez. Por isso, a mobilidade urbana de Vitória será destaque nos dias 8,9 e 10 de novembro, no evento que tratará sobre tema junto a sociedade civil, gestores públicos, técnicos especializados e representantes de entidades correlatas. Os encontros ocorrerão no auditório Zemar Moreira Lima, localizado na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira.

 

A população da capital tem voz e vez. Por isso, a mobilidade urbana de Vitória será destaque nos dias 8,9 e 10 de novembro, no evento que tratará sobre tema junto a sociedade civil, gestores públicos, técnicos especializados e representantes de entidades correlatas. Os encontros ocorrerão no auditório Zemar Moreira Lima, localizado na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira.

O evento, que será aberto ao público, tratará da contextualização sobre o plano, divulgação do site de monitoramento e coleta de sugestões e informações.

Os depoimentos e informações coletados durante o evento serão avaliados e poderão ser utilizados num relatório específico consolidando as manifestações e contribuições úteis nos três dias de debates.

Participação

Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o principal objetivo do evento será ouvir a população em geral, além de entidades de Vitória num debate que deverá ser agregador e próspero.

“Será uma oportunidade para identificarmos conflitos, problemas e potencialidades da cidade em relação à mobilidade urbana. Desejamos a presença de todos aqueles atentos às questões de trânsito, ou seja, situações que, de maneira direta ou indireta, afetam a vida de todos nós, não importa a idade da pessoa ou região onde o cidadão mora e até mesmo sua origem e destino”, destacou o gestor.

Etapas

As etapas do Plano de Mobilidade seguem sendo cumpridas de forma participativa. O plano possui as seguintes etapas: levantamento de dados e análise, diagnóstico da situação atual, objetivos e cenários do sistema existente e elaboração do plano.

“A oficina temática foi o momento de ouvir técnicos municipais e especialistas locais sobre mobilidade urbana. Mecanismos práticos para desenvolver uma cidade mais justa e acessível, considerando-se a complexidade e as características de nossa capital”, recordou Alex Mariano.

O secretário destacou também o trabalho realizado pelo consórcio à frente do plano, que, em junho, contratou um veículo adaptado que percorreu ruas e avenidas de Vitória com a finalidade de realizar o inventário técnico da malha viária e cicloviária do município.

O veículo contratado pela empresa responsável percorreu diversas vias da cidade colhendo informações sobre as reais condições dos pavimentos das vias, dos passeios, as condições de acessibilidade, o mobiliário urbano e a infraestrutura para circulação de bicicletas, entre outras informações relevantes que fundamentará o plano.

Para participar clique aqui.

Como você se move e como gostaria de se mover por Vitória? A pé? Em bicicleta? Em transporte público? Em veículo privado? Você pensa que a mobilidade em Vitória deveria melhorar? Aqui você pode opinar!

Entrevistas domiciliares

Importante etapa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da capital, a pesquisa Origem/Destino domiciliar está em sua quarta semana e mais de mil pessoas já foram entrevistadas em suas residências. Nessa fase, pesquisadores da empresa contratada para fazer o trabalho coletaram informações sobre a população e também relativos a seu deslocamento. O último plano de mobilidade em Vitória foi implementado em 2008.

Os principais dados foram relacionados aos deslocamentos tipicamente realizados pelas pessoas residentes naqueles domicílios, assim como o modo (modal) por elas utilizado para ir de um lugar a outro, considerando a origem e o destino.

Contagem

A Pesquisa Origem/Destino Veicular e de Carga com as contagens volumétricas classificatórias, também faz parte do plano.

Técnicos especializados da empresa que vem desenvolvendo o trabalho para Prefeitura de Vitória farão, de forma automatizada e num período de 24 horas, a contagem de veículos por meio do uso de câmeras de filmagem em pontos determinados da capital. O trabalho prosseguirá até o dia 19 de dezembro.

O objetivo é compreender os deslocamentos realizados pelos veículos motorizados individuais e também que transportam carga (de eixos diversos) na capital considerando a origem e o destino. O uso das câmeras para a contagem nos pontos de coleta já foi comunicado à Guarda Municipal que dará o apoio necessário.

Os Planos de Mobilidade Urbana Sustentáveis são uma ferramenta básica para as administrações locais no momento de planificar de forma integrada as diferentes redes que fazem parte do sistema de transporte do município.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Vitória (VIXMOB) deverá definir uma estratégia que permita conseguir um modelo de mobilidade integrador socialmente e com uma acessibilidade mais universal, adaptado às necessidades sociais e econômicas do município, possuir viagens mais seguras, mais sustentável e com menos impactos ambientais.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.