Mais uma vez Vitória está à frente quando o assunto é inovação para o atendimento às necessidades da população. De forma pioneira no Estado, a Saúde da Capital já está divulgando, desde julho deste ano, em seu Painel de Medicamentos, as informações sobre estoques de medicamentos, portanto, oito meses antes do que exige a lei federal (14.654/2023) publicada nesta quinta-feira (24) no Diário da União.
Em Vitória, pelo Painel de Medicamentos é possível pesquisar, de forma detalhada, o estoque dos medicamentos no município em cada uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vitória. Além disso, a ferramenta é atualizada diariamente.
Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, essa ferramenta representa o cuidado e empenho do município com a saúde dos moradores da cidade. “Vitória investiu 16 milhões em medicamentos. Nossa Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) é composta por 256 fármacos e, atualmente, nossa média de índice de abastecimento de medicamentos é 95,38%, bem acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 80%”, declarou.
A gerente de Assistência Farmacêutica de Vitória, Sheila Zambon, destaca que a qualidade dessa ferramenta deve-se ao gerenciamento dos dados do Sistema da Rede Bem Estar pela equipe da Assistência Farmacêutica de Vitória. “A partir desses dados, trabalhamos para disponibilizar as informações que o munícipe realmente precisa. Com isso, o usuário da rede municipal de saúde pode verificar do seu celular ou computador se os medicamentos prescritos estão disponíveis para fornecimento em sua unidade de saúde de referência ou em outra unidade próxima à sua residência, antes mesmo de sair de casa”, explica Sheila.
Acesso rápido
Todas as informações sobre a Assistência Farmacêutica em Vitória estão disponíveis a partir de um só clique no ícone de medicamento presente na barra de acessos rápidos do portal da Prefeitura de Vitória.
Na página sobre Assistência Farmacêutica, é possível verificar as listas de medicamentos sob responsabilidade do município, a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEME) e os medicamentos ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Programa “Aqui tem Farmácia Popular”, disponível nas farmácias e drogarias conveniadas.
“Com isso, o munícipe pode, dentro da sua necessidade, identificar se o medicamento de que precisa pode ser obtido no município, na Farmácia Cidadã ou nas farmácias credenciadas ao governo federal. Tudo a partir de um só clique”, explica Sheila.
Além de todas essas listas, a página também divulga os trâmites e documentos necessários para obtenção desses medicamentos no SUS.
Como obter os medicamentos em Vitória
Para ter acesso aos medicamentos existentes na REMUME, o munícipe da Capital deve estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde mais próxima do bairro onde reside e ser atendido em estabelecimento da rede municipal de saúde ou conveniado ao SUS.
Vitória possui 35 farmácias distribuídas em diversos equipamentos da Semus.