Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

PMV realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura e elege novos delegados

Os relógios marcavam 8h30 da manhã de sexta-feira (20) quando o Quarteto de Cordas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI) com Aparecida Valiatti, Fabrício de Moura, Suelen Peroni e Wagner de Souza, com acompanhamento de André Signorelli, realizou a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Vitória na abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Vitória (CMCV) no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), no Centro Histórico de Vitória.

Conferência Municipal de Cultura

Os relógios marcavam 8h30 da manhã de sexta-feira (20) quando o Quarteto de Cordas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI) com Aparecida Valiatti, Fabrício de Moura, Suelen Peroni e Wagner de Souza, com acompanhamento de André Signorelli, realizou a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Vitória na abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Vitória (CMCV) no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro Histórico de Vitória.

“É um enorme prazer e uma grande responsabilidade construir cultura, raciocínio e pensamento. Estamos aqui trabalhando para que a gente fortaleça a política cultural da nossa cidade. Gostaria de agradecer a toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e deixar registrado o apoio irrestrito do prefeito, Lorenzo Pazolini, nesta exitosa gestão cultural. Sejam bem vindos!”, declarou durante a sua fala, o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

O encontro que reuniu a comunidade artística e cultural da capital no recém restaurado museu, promoveu o debate sobre as políticas culturais em âmbito municipal, estadual e até mesmo nacional, e também elegeu os delegados para representar o município de Vitória na etapa estadual da conferência.

A palestra de abertura com o poeta, professor de Literatura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), extensionista em promoção de leitura e pesquisador em Economia Criativa e Ciências da Linguagem, Doutor Orlando Lopes, trouxe o tema central da Conferência, “Democracia e direito à cultura”, para o auditório do Mucane.

A seguir, no período da manhã, o público foi dividido em seis grupos de trabalhos (GTs) que discutiram diferentes eixos temáticos, entre eles: “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”, “Identidade, Patrimônio e Memória”, e outros assuntos.

O retorno do almoço ficou marcado pela apresentação do músico percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança, Léo de Paula.

Eleição

Como previsto uma plenária elegeu os delegados(as) para representar o município de Vitória na etapa estadual da conferência de cultura. São eles:

Titulares e suplentes | Sociedade Civil

– André Luis Carvalho | Igor da Silva Erler

– Deborah Sabara | Vitor Taveira rocha

– Josilene Sousa dos Santos | Jéssica de Cássia Souza Wanzeller

– Matheus Barreto | Jupiara Francisco Luz Julio da Silva

 

Titulares e suplentes | Poder Público

– Sebastião Ribeiro Filho | Eugenia Magna Broseguini Keys

O encerramento do evento, por volta das 18 horas, contou ainda com um show do artista e compositor Gustavo Macacko.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.