Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Prefeitura da Serra promove debates e feira afroempreendedora no mês da consciência negra

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), promove uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra, celebrado em Novembro, para promover debates sobre a valorização da cultura e da história dos povos de matriz africana. 

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), promove uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra, celebrado em Novembro, para promover debates sobre a valorização da cultura e da história dos povos de matriz africana.

A programação inclui atividades realizadas pela Prefeitura e também por entidades como o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), o Conselho de Promoção de Política da Igualdade Racial (Comppir) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No próximo sábado (18), a partir das 14 horas, será realizada a 16ª Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, que sairá de Ourimar e seguirá para Feu Rosa. O evento é promovido pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), em parceria com a Prefeitura, e contará com um festival da cultura negra. Antes da marcha, a Prefeitura vai promover um mutirão de serviços para moradores do conjunto habitacional.

No dia seguinte, domingo (19), será lançado o Documentário das Referências Culturais de São José do Queimado, realizado pelo Iphan em parceria com o Ifes. O documentário conta a história da Revolta de Queimado, um dos principais movimentos de resistência à escravidão no Brasil e será exibido às 8 horas no auditório da Secretaria de Educação.

Já na segunda,.dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, será realizado o II Colóquio de Povos de Matriz Africana, que discutirá políticas públicas para esse recorte social.

O evento será realizado das 8 às 18 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina e as inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1l3s7lkPjWUdWn_5L6PSZg-nhK_exlH9_IMUkRONvH3k/edit.

No mesmo dia, às 19 horas, será realizado o webinário “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher Negra no Brasil”. O evento será on-line e terá como objetivo lançar os “16 dias de ativismo”.

Na terça-feira, dia 21 de novembro, às 18 horas, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal para celebrar o Dia da Consciência Negra. Para encerrar a programação, será realizada uma feira afroempreendedora na Arena de Jacaraípe, no dia 26 de novembro. O evento contará com a venda de produtos que remetem à cultura étnico-racial do município da Serra.

As inscrições para a feira afroempreendedora estão abertas até quinta-feira (16). Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 98182-0720.

“O mês da Consciência Negra é um momento importante para refletir sobre a história e a cultura dos povos de matriz africana. É também um momento para reafirmar o compromisso da Prefeitura da Serra com a igualdade racial”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.