Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Prefeitura de Vila Velha realiza ações na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Entre os dias 22 e 25 de agosto, as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Vila Velha promovem uma série de ações em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da iniciativa é promover a conscientização e a sensibilização da sociedade sobre a inclusão social e o combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, levantando e ampliando o debate sobre o tema. 

Entre os dias 22 e 25 de agosto, as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Vila Velha promovem uma série de ações em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da iniciativa é promover a conscientização e a sensibilização da sociedade sobre a inclusão social e o combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, levantando e ampliando o debate sobre o tema.

A programação contempla palestras e atividades que abordam variados aspectos das Deficiências Intelectual e Múltipla, desde a abordagem para a inclusão no ambiente educacional até a capacitação de servidores para um atendimento mais sensível às necessidades das pessoas com deficiência.

 A abertura da Semana ocorrerá no dia 22 de agosto, às 14h, no auditório da sede Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica. Na ocasião, o representante da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ES, o advogado João Estevão Silveira Filho, vai ministrar uma palestra com o tema Direitos da Pessoa com Deficiência.

No dia 23 de agosto, a Secretaria de Educação promove uma formação para os professores da Sala de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Abordando o tema O Processo de Alfabetização da Criança com Deficiência Intelectual, a formação está marcada para começar às 13h30, no auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic).

Também no dia 23, às 14h, a Secretaria de Assistência Social realiza a palestra Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: Combatendo o Capacitismo, que será ministrada pela secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Maristela Lugon Arantes, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD) – Av. Jerônimo Monteiro, nº 790, Glória.

A conscientização no âmbito da Saúde também tem seu espaço no evento. No dia 24 de agosto, às 9h, a Secretaria de Saúde realizará uma capacitação voltada aos servidores, visando aprimorar os fluxos de atendimento às pessoas com deficiência. A busca por um atendimento de excelência para esse público, com mais eficiência e empatia, é um dos principais objetivos desse encontro, que acontecerá na sala 205, da Secretaria de Saúde, localizada na rua Castelo Branco, nº 1.803, bairro Olaria.

O encerramento do ciclo de eventos ocorrerá no dia 25 de agosto, com palestras em diversas unidades escolares, difundindo informações e sensibilizando alunos da rede municipal sobre a importância e necessidade da inclusão. De acordo com a secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, essa iniciativa conjunta, envolvendo diversas pastas, reafirma o compromisso da atual gestão em criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos.

“Por meio de ações coordenadas e focadas na conscientização, a Prefeitura demonstra seu comprometimento com a construção de um ambiente que valoriza a diversidade e combate o preconceito em todas as suas formas. O evento contará com uma programação ampla e diversificada, atingindo diversos públicos. O intuito é de que a mensagem da inclusão seja amplamente disseminada e internalizada por todos”, defendeu Adriana.

Ainda vai ocorrer no dia 25, às 7h, um Café na Obra no Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, que está sendo construído no bairro Araçás.

Confira a programação completa do ciclo de eventos:

Terça (22)

14h
Auditório da sede da Prefeitura de Vila Velha – Av. Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaprica
Tema: Direitos da Pessoa com Deficiência
Secretarias responsáveis: Assistência Social, Educação e Saúde

Quarta (23)

13h30
Auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic) – Praça Duque de Caxias, Centro
Tema: O Processo de Alfabetização da Criança com Deficiência Intelectual
Secretaria Responsável: Educação

14h
Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD) – Av. Jerônimo Monteiro, nº 790, Glória
Palestrante: Maristela Lugon Arantes
Tema: Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: Combatendo o Capacitismo
Secretaria Responsável: Assistência Social

Quinta (24)

9h
Secretaria Municipal de Saúde – sala 205 – rua Castelo Branco, nº 1.803, bairro Olaria.
Tema: Capacitação para os Servidores Sobre os Fluxos de Atendimento das Pessoas com Deficiência
Secretaria Responsável: Saúde

Sexta (25)

Programação nas escolas – exposições de trabalhos, rodas de conversa, apresentações musicais, dentre outras ações em todas as escolas da rede municipal
Secretaria Responsável: Educação

7h
Café na Obra – Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo – Araçás.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.