Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Programa “Vamos ler juntos?” inicia a distribuição de 2 mil livros em escolas na Serra

Alunos da Emef Professora Áurea Maria, em Novo Horizonte, receberam o kit literário da ação “Vamos Ler Juntos?” na manhã desta quarta-feira (16). São 2 mil exemplares que serão entregues em outras 12 escolas municipais da Serra até o início de setembro.

Alunos da Emef Professora Áurea Maria, em Novo Horizonte, receberam o kit literário da ação “Vamos Ler Juntos?” na manhã desta quarta-feira (16). São 2 mil exemplares que serão entregues em outras 12 escolas municipais da Serra até o início de setembro.

A iniciativa, uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e a ArcelorMital Tubarão, está distribuindo o material que inclui o livro infantil “Chapéu”, da escritora e professora da rede Joana Herkenhoff, uma ecobag e um encarte lúdico de atividades, elaborado em parceria com o Centro Cultural Eliziário Rangel.

Toda essa movimentação faz parte do “LiteraSerra”, projeto da secretaria que utiliza a literatura para promover melhorias na alfabetização infantil ao mesmo tempo em que reforça o vínculo dos estudantes com a escola.

“O objetivo dos kits é estimular a leitura do livro em família num tempo em que é mais comum cada um estar entretido em sua tela particular de celular, tablet ou TV”, lembrou a secretária de Educação Luciana Galdino.

“Esse projeto não significa somente uma sacola com um livro infantil. É uma grande satisfação para nós essa parceria com a Arcellor porque as crianças, além de levarem para casa uma literatura de altíssima qualidade com uma autora nossa e retratanto aspectos da nossa cidade, vão resgatar momentos de afeto, em que pais e familiares também poderão participar, poderão ler junto com elas. São ações como essa que fazem a diferença na vida das pessoas”, declarou a secretária.

O representante da empresa agradeceu pela união com a Sedu e lembrou que a obra enfoca um aspecto presente na vida do morador da Serra.

“Este livro é uma forma da empresa criar conexões e parcerias onde ela atua e a Secretaria de Educação da Serra tem sido excelente parceira, desenvolvendo conosco projetos com resultados de grande impacto social positivo. Além disso, a obra trata de uma referência na cidade, que é o monte Mestre Álvaro, em que muitos se orientam até para ver se vai chover ou não e a obra vai destrinchar essa história, o que é muito bacana”, sintetizou o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMital Tubarão, Bernardo Enne.

Já a diretora da Emef, Suzany Goulart, comemorou a inclusão da unidade no projeto “Vamos Ler Juntos?” e acredita que a iniciativa vem somar ao desenvolvimento pedagógico dos alunos. “É um momento histórico no município da Serra porque as crianças têm acesso aos livros em suas próprias casas, sendo contempladas por essa parceria entre a Sedu e a ArcelorMital. Com certeza vai potencializar também o processo de alfabetização dessas crianças”.

Pais e crianças empolgados para ler juntos

Os estudantes do terceiro ano tiveram o livro autografado pela escritora. Antes, porém, passaram por uma sessão de contação de história, em que uma professora detalhou o que iriam encontrar no livro. As famílias presentes prometeram que vão ler em casa juntos.

A dona de casa Luzinete Santos, avó de Clarice, de 9 anos, destacou que a neta está empolgada com o kit. “Ela gosta de ler, de cantar, sempre gostou de coisas de cultura. Vai ser legal, ela está animada com o livro. Os pais dela sempre a incentivam ela a ler e, com certeza, vão participar da leitura em família. Além disso, o livro traz uma história do Mestre Álvaro, coisas da nossa cidade”, elogiou.

Clarice prometeu que vai ler até com outros parentes. “Eu gostei de saber da história do chapéu do mestre Álvaro e vou contar e ler com minha prima também”, planeja.

A escritora Joana Herkenhoff autografou os exemplares para cada criança. “É emocionante ver o meu livro chegar às crianças da Serra, para quem essa história foi pensada originalmente. Fico extremamente feliz com essa conquista”, destacou.

O livro

A obra “Chapéu” é de Joana Herkenhoff, professora da rede municipal da Serra. Conta as origens de uma expressão popular da Serra que diz que para saber a previsão do tempo basta olhar para o Mestre Álvaro. Se houver nuvens no cume, significa que ele “está de chapéu” e que vai chover. O livro traz a história envolvendo essa explicação por meio do diálogo entre um menino e seu avô. As ilustrações são da artista visual Crystal Enyly.

Agenda das entregas dos kits do “Vamos Ler Juntos?” nas escolas:

15/8 – Emef Espaço Alternativo (Jardim Carapina)
16/8 – Emef Professora Áurea Maria (Novo Horizonte)
17/8 –  Emef Professora Anna Gomes (Serra Dourada III)
22/8 – Emef Professora Eulália Falquetto (Vila Nova de Colares), pela manhã; e Emef Leonor Miguel (Nova Almeida), à tarde
24/8 – Territórios em Rede Cras (Jardim Carapina)
28/8 – Emef Flor de Cactus (Feu Rosa)
29/9 – Emef Padre Gabriel (Jardim Carapina)
30/8 – auditório da Sedu (manhã e tarde) com as Emefs Cascata, Ismênio, Divinópolis e João Calmon
31/8 – auditório da Sedu com as Emefs Belvedere (manhã); à tarde, na Emef João Paulo II (Jardim Carapina)
5/9 – Emef Novo Horizonte

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.