Anúncio publicitário

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para prefeituras

O primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital (RCD), no Espírito Santo, ocorrerá nesta quinta-feira (27), e a capital será a anfitriã. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), vai abordar como as prefeituras da região usam a tecnologia para oferecer melhores serviços ao cidadão.

 

O primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital (RCD), no Espírito Santo, ocorrerá nesta quinta-feira (27), e a capital será a anfitriã. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), vai abordar como as prefeituras da região usam a tecnologia para oferecer melhores serviços ao cidadão.

Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressalta a importância da capital sediar o primeiro evento da Rede no Estado, de forma a fomentar a troca de experiências e novas ideias nas cidades. “Hoje, Vitória é uma cidade digital, na qual os moradores podem solicitar e realizar vários serviços na palma da mão. Apostamos na inovação e na economia criativa. Essas são áreas que vão transformar Vitória uma cidade ainda mais inteligente. Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta para qualificar o acesso dos moradores”.

O diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, também destaca o papel da inovação como fator imprescindível no desenvolvimento da cidade. “A CDTIV estimula práticas inovadoras e novos modelos de negócios. Por meio de parcerias estratégicas, apoio à pesquisa e desenvolvimento, incentivos à colaboração entre setores público e privado, a CDTIV busca fomentar a criação e o desenvolvimento de soluções inteligentes para os desafios enfrentados pela cidade, tornando-a mais eficiente, sustentável e proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus munícipes”, disse Gregório.

Prefeitos e gestores de Vitória, Anchieta, Cariacica, Colatina, Serra e Vila Velha compartilharão os avanços tecnológicos e mostrarão como as cidades têm investido em tecnologia e inovação visando melhorar o atendimento ao cidadão. Também participa do Fórum o assessor especial da Secretaria de Ciências, Tecnologia, Inovação e Qualificação Profissional (Secti) do Governo do Espírito Santo, Jales Cardoso Soares Junio, que falará sobre o papel da Secretaria no Estado e no desenvolvimento das cidades digitais.

Prefeitos Inovadores

Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região. Para a seleção dos Prefeitos Inovadores (confira a relação abaixo), foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Vitória

Prefeito Inovador – Vitória
Gestor: Lorenzo Pazolini
Projeto – Facitec – Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia com ênfase no Pibic Jr

Prefeito Inovador – Serra
Gestor: Sérgio Vidigal
Projeto – Projeto de Robótica e Programação SerraInCode

Prefeito Inovador – Cariacica
Gestor: Euclério de Azevedo Sampaio Junior
Projeto – Plataforma de Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Prefeito Inovador – Guaçuí
Gestor: Marcos Luiz Jauhar
Projeto -Aquisição de Laboratórios para Educação Tecnológica

Prefeito Inovador – Itapemirim
Gestor: Antônio da Rocha Sales
Projeto – Instituição de Cerco Inteligente de Segurança no Município

Prefeito Inovador – Santa Maria de Jetibá
Gestor: Hilário Roepke
Projeto – Instalação de Iluminação de Led no Município

Prefeito Inovador – Ibatiba
Gestor: Luciano Pingo
Projeto – Instalação de Iluminação de Led no Município

Prefeito Inovador – Vila Velha
Gestor: Arnaldo Borgo Filho
Projeto – Lançamento de Portal Turístico

Prefeito Inovador – Colatina
Gestor: João Guerino Balestrassi
Projeto – Colatina IP

Prefeito Inovador – Cachoeiro do Itapemirim
Gestor: Victor da Silva Coelho
Projeto – Implementação da Tecnologia BIM

Prefeito Inovador – Jerônimo Monteiro
Gestor: Sergio Farias Fonseca
Projeto -Disponibilização de Atedimento Médico por Teleconsulta

Prefeito Inovador – Anchieta
Gestor: Fabrício Petri
Projeto – Instituição de Centro de Inovação e Tecnologia no Município

No evento, a Prefeitura de Vitória fará a demonstração do novo aplicativo Vitoria Online que ganhou novas funcionalidades. O app possui um visual mais leve, fácil de usar e com funcionalidades que vão ajudar a acessar os serviços da Prefeitura de Vitória.

Novidades

•Reestruturação completa do aplicativo quanto ao uso e à interatividade;
•Nova conta mais segura e atendendo aos requisitos legais de segurança (como a LGPD);
•Bot Vivi (assistente virtual com inteligência artificial), que responderá dúvidas sobre a cidade ou serviços do aplicativo.

Será possível, ainda, realizar agendamentos de serviços diversos ou mesmo fazer registro de demandas, reclamações ou tirar dúvidas no 156 sobre qualquer serviço prestado pela prefeitura. E ainda pode enviar fotos e vídeos.

Serão disponibilizadas também pelo app as carteirinhas digitais para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para serem utilizadas quando necessário, sem necessidade de portar carteirinha física. O app também traz a carteirinha digital dos estudantes da rede municipal de ensino.

Serviço
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Vitória
27 de julho de 2023
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Rua Bráulio Macedo, 417, Espaço Solarium, Ilha do Boi – Vitória, ES
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades por meio do link : https://www.sympla.com.br/rcd

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.